Constituição do SINDIFER

O Sindicato foi constituído em uma Assembleia Geral que aconteceu em 30 de abril de 1933, presidida pelo Sr. José da Silva Brandão e Secretariada pelos Senhores: Alcindo da Silva Vieira e Alfredo Gomes dos Santos.

Na Assembleia, entre outras deliberações, foi definido o nome “Sindicato dos Industriaes do Ferro” (na época Industriais escrevia-se com “e”) e eleita a primeira diretoria, tendo como Presidente o Dr. Euvaldo Lodi, Secretário o Sr. Alcindo da Silva Vieira e Tesoureiro o Sr. Orestes Giannetti.

A alteração do nome, substituindo “dos Industriaes do Ferro”, por “Indústria do Ferro”, aconteceu em uma Assembleia Geral Extraordinária realizada em 15 de outubro de 1940, para ficar coerente com o Artigo 1º do Decreto-lei nº 2381, de 09 de julho de 1940, que entre as categorias econômicas incluiu a “Indústria do Ferro” (Siderurgia).

Desde a Fundação se alternaram 14 Presidentes/Diretoria e cumpridos 28 mandatos.

Até agosto de 1968 os mandatos não seguiam uma regra para tempo de duração; a partir daí, após definido em Assembleia Geral, passaram a ter, cada mandato 3 anos (36 meses), exceto o que iniciou em agosto de 1995 que para ajuste de datas, teve 40 meses, terminando em dezembro de 1998.