O Produto Ferro Gusa


Ferro Gusa é o resultado da fusão e purificação do minério de ferro, em alto forno, transformado em um líquido 95% ferroso, através da reação química:


Fe2O3 + 3 CO → 2 Fe + 3CO2


Pode ter as mais diversas especificações utilizando o minério de ferro granulado com teores de ferro variando de 55% a 64% e carvão Vegetal como termo redutor; basicamente, em Minas Gerais, são produzidos Ferro Gusa de Aciaria, de Fundição e Nodular, com especificações combinadas de acordo com teores de Fósforo, de Silício, de Manganês etc., para atender cada tipo de demanda.


O Ferro-Gusa de Minas Gerais

Em Minas Gerais está instalado o maior e mais importante parque industrial produtor de ferro gusa do Brasil.
Além da mais avançada tecnologia de produção, está habilitada para produzir ferro gusa com qualquer especificação, detém um dos modelos mais significativos da sustentabilidade industrial, em alguns casos, indo além do que a legislação exige, o que lhe confere um elevado grau qualidade, com baixo teor de impurezas.
O maior destaque é o uso de uma tecnologia limpa que produz ferro-gusa com o carvão vegetal, 100% oriundo de florestas plantadas, no lugar do coque metalúrgico, fazendo com que o processo total, incluindo o plantio, performe um balanço positivo para o meio ambiente.
Vale ressaltar, que para produzir o carvão vegetal suprir a demanda do setor, são plantados centena de milhares de hectares de florestas.
Para se ter uma ideia do tamanho, parque industrial produtor de ferro Gusa, de Minas Gerais, compõe-se de 63 plantas que, juntas já produziram 6,3 milhões de toneladas em um ano; atualmente 43 usinas estão em funcionamento e a produção de ferro gusa em Minas Gerais representa 75% da produção nacional.


Mercado

O ferro gusa produzido em Minas Gerais tem como destino o mercado nacional e a exportação, historicamente, em média, 50% para cada; O que é destinado ao mercado nacional representa, aproximadamente, 93% do ferro gusa adquirido pelas aciarias e fundições; as exportações são destinadas a vários países, da Ásia, América e Europa, com destaque para: Estados Unidos, China, Taiwan, Holanda e México.
As exportações a granel são realizadas, preferencialmente, pelos portos do Espírito Santo, onde o SINDIFER tem uma parceria com a CODESA, no Berço 905 (Cais de Paul), como proprietário do equipamento de embarque (Ship Loader) instalado e do Rio de Janeiro e, esporadicamente, pelos portos de Itaguaí e de Açu; também exporta em pequenas quantidades, em containers, pelo porto de Santos.


Produtos e Uso

O ferro gusa é usado como matéria prima na indústria de fundição e na produção de Aço, nas especificações exigidas para cada tipos de produto das fundições e das aciarias, que por sua vez estão participam direta ou indiretamente da transformação de produtos que estão presentes no dia a dia das pessoas, com destaque para: equipamentos e utensílios do nosso dia a dia, indústria automotiva e a construção civil, instrumentos de apoio à medicina etc; por isso é que se diz: “na base de tudo tem Ferro-Gusa”


Localização e Logística

O parque industrial de produção de Ferro Gusa, de Minas Gerais, está localizado na parte central do estado, distribuído por vários municípios ao redor da capital, Belo Horizonte.  
Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil, tanto em km quanto em número de rodovias federais que cortam o estado que ligam aos principais centros consumidores do Brasil; também, pelo modal ferroviário, está ligada a vários estados e aos principais portos marítimos de Vitória (Porto de Paul) e Rio de Janeiro. Por onde, o ferro-gusa, é embarcado para os mercados internacionais.     
Essa posição é altamente estratégica e se apresenta como uma grande vantagem competitiva para a indústria de gusa de Minas Gerais.