O proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, também dono de parte da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Clube Atlético Mineiro e acionista da farmacêutica Biomm, deixou o quadro societário da Itaminas. A mineradora de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), confirmou, na segunda-feira (10), a saída do empresário.

“A Itaminas permanece sob a gestão de seus atuais acionistas, Argeu Géo e Rodrigo Gontijo, reafirmando o compromisso com a continuidade dos negócios, a geração de valor e o desenvolvimento sustentável da companhia”, disse a mineradora, em nota, agradecendo a contribuição de Daniel Vorcaro ao longo do período em que esteve na companhia.

Assim como Argeu Géo e Rodrigo Gontijo, Daniel Vorcaro entrou na Itaminas em 2024, quando os três se juntaram para adquirir a mineradora que pertencia à família Paz e que era conduzida pelos irmãos Cristiano, presidente, e Bernardo, acionista – também dono do museu de Inhotim, em Brumadinho (RMBH). O valor da transação não foi revelado à época, mas, segundo informações extraoficiais, se aproximou dos US$ 300 milhões.

Em maio deste ano, os sócios quitaram o acordo de compra da mineradora. Eles anteciparam o pagamento das parcelas finais, que venceriam apenas neste mês, demonstrando solidez financeira e confiança no futuro da Itaminas.

Venda da participação do empresário foi alvo de vários rumores

Antes de Argeu Géo e Rodrigo Gontijo comprarem a fatia de Daniel Vorcaro na Itaminas, a venda da parte do empresário na mineradora foi alvo de diversos rumores. Em junho, por exemplo, especulou-se o interesse do Banco BTG em adquirir a participação do sócio majoritário, negociando a aquisição de um passivo da Itaminas, no valor de aproximadamente R$ 500 milhões. No momento, a instituição financeira não confirmou a pretensão, enquanto a companhia emitiu comunicado fechando as portas para propostas.

No posicionamento conjunto, os sócios afirmaram não ter intenção de vender ou se afastar da Itaminas, enfatizaram que não abririam espaço para ofertas de aquisição e informaram que responderam negativamente a pedidos de reunião para falar sobre. Os acionistas também disseram estar orgulhosos da história que estavam construindo na empresa.

Na oportunidade, os controladores mencionaram que, sob a nova gestão, a Itaminas passou por uma profunda transformação, com diversos avanços que atraem interessados em comprá-la. Entre os feitos, Daniel Vorcaro, Argeu Géo e Rodrigo Gontijo citaram um acordo com a Vale, para arrendamento da Mina de Jangada, importante para o plano de expansão da mineradora, a revalidação da licença ambiental, após mais de oito anos de espera, e o aumento da capacidade de processamento para 15 milhões de toneladas por ano.

Os sócios também destacaram a parceria da empresa com o Porto Sudeste, garantindo a exportação direta de até 4 milhões de toneladas de minério de ferro para o mercado internacional, além do acordo firmado com a Hafeet Rail, empresa que recebe investimentos dos fundos soberanos dos Emirados Árabes Unidos e Omã, para abrir mercados no Oriente Médio.

 

 

Fonte: Diário do Comércio.

Write A Comment