Lançado no início deste ano, o programa Nova Indústria Brasil (NIB) tem como objetivos estimular o progresso técnico, a produtividade e a competitividade nacionais, gerando empregos de qualidade, reposicionando o Brasil no comércio internacional. Confira seis fatos sobre a NIB que beneficiam a categoria metalúrgica.

A NIB é baseada nos pilares da transição ecológica e no aumento da capacidade de produção de novas tecnologias.

O plano está organizado em quatro grandes eixos: a) Indústria Mais Inovadora e Digital, para o qual está prevista a quantia de R$ 66 bilhões; b) Indústria Mais Verde, com R$ 12 bilhões; c) Indústria Mais Exportadora, com R$ 40 bilhões e d) Indústria Mais Produtiva, com R$ 182 bilhões.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, lembra que durante os governos de Lula e Dilma Rousseff, entre 2002 e 2016, a indústria em Sorocaba cresceu e, posteriormente, durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro a industrialização retrocedeu.

“A indústria chegou a ser um terço do PIB [Produto Interno Bruto] e essa retomada é muito importante. Com a NIB, esperamos que a indústria volte a gerar emprego e renda, que é o programa social mais importante. Inclusive, é fundamental que a política venha acompanhada de qualificação dos trabalhadores, para que estejam preparados”, afirma o dirigente.

No último sábado, 25, comemorou-se o Dia da Indústria, em um cenário de novidades que devem impulsionar o desenvolvimento industrial.

• São cerca de R$300 bilhões para o Plano Mais Produção

O plano tem como objetivo apoiar os projetos de neoindustrialização e a transição ecológica até 2026.

• Princípios da NIB

A NIB é pautada sob os princípios da inclusão socioeconômica; equidade de gênero, cor e etnia; promoção do trabalho decente e melhoria de renda; desenvolvimento produtivo e tecnológico e inovação; incremento da produtividade e da competitividade; redução das desigualdades, incluindo as regionais; sustentabilidade; inserção internacional qualificada.

• A política deve fortalecer cidades industriais relevantes, como Sorocaba

A NIB prevê desenvolver um Sistema Nacional de Territorialização do Desenvolvimento Industrial, que inclui o mapeamento das principais aglomerações industriais regionais, arranjos e sistemas produtivos existentes, cidades industriais relevantes e capacidades locais.

• A NIB prevê uma Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME)

Neste ano, o PNME trabalhará na construção de uma Estratégia Nacional de Mobilidade Sustentável, que deve incentivar a produção de automóveis elétricos.

• O programa incentivará a produção de transportes escolares eletrificados

O programa Caminhos da Escola oferece ônibus, embarcações e bicicletas para regiões onde há dificuldades para chegar nas unidades de ensino.

• A NIB deve nacionalizar a produção de baterias

O programa deve adotar medidas para incentivar investimentos produtivos e exportação de baterias, com o objetivo de inserir o Brasil na cadeia global de fornecimento do material.

*Com informações da subseção Sorocaba do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

Fonte: SMETAL.