Pela primeira vez na história, as entidades federativas do setor produtivo de Minas Gerais se uniram em prol de um crescimento econômico sustentável. O encontro aconteceu no Imersão Indústria 2024,realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
O evento, que está em sua 5ª edição, reuniu, além da Fiemg, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Federação do Comércio (Fecomércio), que representam, respectivamente, os setores industrial, agropecuário e de comércio, bens e serviços.
“Na vida real não há separação entre comércio, agricultura e indústria. Por que, então, não olhar estes setores de maneira holística?”, indagou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.
O Imersão Indústria, que começou nesta terça-feira (1º), acontece no Minascentro, na região central de Belo Horizonte, e termina nesta quinta-feira (3). O encerramento marca a transição para outro evento que será realizado nesta sexta (4), o Inova Varejo BH, encabeçado pela Fecomercio, mas que também terá a participação das outras entidades.
Ainda de acordo com Roscoe, o evento está sendo considerado um sucesso e um momento rico de troca de conteúdo entre empresários, líderes, profissionais especializados das áreas temáticas dos eventos, profissionais liberais, membros do poder público, sindicatos industriais e demais interessados.
A percepção é compartilhada também pelo presidente da Fecomércio-MG, Nadim Donato. “Precisávamos fazer eventos juntos para mostrar a força das federações do setor produtivo“, disse.
Saiba mais sobre o Imersão Indústria
Lançado em 2022, o Imersão Indústria 2024 contou com uma ampla programação de palestras e painéis. Foram mais de 50 horas de conteúdo sobre temas que impactam o dia a dia das empresas e organizações, como:
- ESG,
- energia,
- meio ambiente,
- inovação,
- tecnologia,
- gestão de negócios e tributária,
- finanças,
- relação de trabalho, dentre outros.
Os assuntos foram abordados por especialistas do mercado, empresários, executivos, CEOs, professores, pesquisadores, representantes do poder público e jornalistas.
Para o encerramento, o debate é sobre o papel estratégico da indústria, do agronegócio e do comércio de bens, serviços e turismo no desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
Fonte: Diário do Comércio.