Com o objetivo de facilitar o acesso dos setores produtivos à internacionalização dos bens e serviços mineiros, bem como impulsionar a geração de empregos e renda no estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), elaborou o guia “Nos Trilhos da Exportação”.

O guia é embasado na “Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior”,sob responsabilidade da Sede-MG, e conduzida pela Subsecretaria de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas (Subinvest). A ideia é apoiar empresas, entidades de classe, cooperativas, universidades e outros importantes atores do sistema de desenvolvimento econômico mineiro na pauta de exportação e importação de produtos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destaca a importância do guia para facilitar o ambiente de negócios e garantir que Minas Gerais avance cada vez mais nas pautas de comércio exterior.

“A necessidade de se adequar aos mercados internacionais e investir em produtos de valor agregado se mostra cada vez mais estratégica para as economias nacionais. Este manual contribui para alcançarmos a desburocratização das operações de comércio exterior, abrindo portas para que os produtores mineiros tenham seus produtos, de excelente qualidade, expostos e reconhecidos no mercado internacional”, afirma Passalio.

“Nos Trilhos da Exportação”

O guia contém 50 páginas e trata de todas as etapas do processo de exportação de produtos mineiros, principalmente para facilitar a jornada do empreendedor que não possui conhecimento sobre como começar a exportar. Temas como classificação de mercadorias, regime tributário e inserção de taxas de exportação também fazem parte do conteúdo.

Papel estratégico

A Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior possui a competência de coordenar e executar políticas públicas junto aos demais atores do comércio exterior em Minas Gerais. A política possui três focos prioritários: diversificação de mercados compradores e fornecedores dos produtos e das cadeias produtivas mineiras; agregação de valor à pauta exportadora, com a inclusão e fortalecimento das exportações de produtos de valor agregado; e, por último, a melhora do ambiente de mercado interno para o comércio exterior mineiro e o fortalecimento de seu sistema como um todo.

Para o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral,  o papel que a Sede-MG vem desempenhando, por intermédio da Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, favorece a competitividade mineira e traz reconhecimento.

“Desde 2019, foram organizadas seis missões comerciais, a contar com o Uruguai, destino que receberá a comitiva mineira no final deste mês de julho. Outros mercados das demais missões foram a Argentina, Chile e Paraguai. Neste último mercado foram realizadas três edições com foco no setor de alimentos e bebidas. As missões geraram US$1,2 milhão  em negociações imediatas e em expectativa de negócios US$20,9 milhões”, destaca Amaral.

A diretora de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, Laís Fagundes, complementa dizendo que “as políticas de promoção comercial são um esforço estratégico que tem o objetivo de não apenas promover os produtos e serviços oferecidos pelas empresas mineiras, como também construir e fortalecer a imagem das marcas, estabelecer parcerias estratégicas e criar um ambiente propício para a realização de negócios além das fronteiras nacionais”.

De Minas para o mundo

Nos últimos cinco anos, foram intensificadas diversas ações para promover os produtos mineiros em 28 países. Isso incluiu a realização de 22 eventos de capacitação que contaram com 800 empresas e instituições. A Dipex dedicou-se ao atendimento de 16 setores produtivos distintos. Além disso, foram produzidas mais de 80 análises e estudos de mercado para apoiar essas iniciativas.

Foram estabelecidas e consolidadas relações para a promoção internacional de produtos mineiros em diversas embaixadas e consulados brasileiros no exterior, cujos alguns mercados são: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Paraguai, Colômbia, Espanha, França, Portugal, Polônia, Peru, Chile, Israel, Emirados Árabes Unidos, Egito, Marrocos, Estados Unidos, Qatar, Singapura, China, México, Itália, Jordânia, Kuwait, Azerbaijão e Singapura.

O Governo de Minas também tem uma articulação próxima com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Correios, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), por meio de seus escritórios comerciais, e outros atores que trabalham com a pauta de promoção comercial.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico.