A Itaminas terá novos proprietários. Na última semana, os empresários de Minas Gerais, Rodrigo Gontijo, do Grupo AVG; Argeu Géo, da Ageo Agropecuária, e Daniel Vorcaro, do Banco Master, fecharam acordo para compra da mineradora que, até então, era de propriedade da família Paz e conduzida pelos irmãos Cristiano, presidente, e Bernardo, acionista – também prorpietário de Inhotim.

A negociação foi confirmada por uma fonte ao Diário do Comércio. Rumores indicam que a transação chegará à casa dos bilhões de reais, embora os valores não tenham sido revelados. Pelo porte, a conclusão da operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é que o processo seja finalizado até o dia 1º de agosto, visto que o prazo máximo para o órgão analisar operações desse tipo é de 30 dias.

Procurado pelo veículo, o Grupo AVG não deu detalhes do negócio. Em nota, disse que “as informações são confidenciais e estão sujeitas à aprovação do Cade”. Por diversas vezes, a reportagem tentou contato com os demais empresários, mas sem sucesso.

Fundada em 1958, em Sarzedo, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Itaminas mantém operações na cidade desde o ano seguinte. Uma das maiores produtoras de minério de ferro do Estado, a companhia produz, atualmente, cerca de 6,5 milhões de toneladas anuais – no site oficial, a empresa diz que atualizações estão em implantação na unidade, como um projeto de ampliação para 10 milhões de toneladas por ano, além da instalação de filtragem.

Quatro produtos compõem o portfólio da mineradora. São eles: pellet feed, vendido ao mercado externo, destinado às pelotizadoras ou sinterizações, como insumo da siderurgia; sinter feed, enviado sobretudo para o exterior, compondo misturas para siderúrgicas utilizarem nas sinterizações; hematitinha, que atende ao mercado interno, alimentando a siderurgia nacional voltada à produção de gusa; e granulado, também negociado com a siderurgia nacional produtora de gusa.

Em Sarzedo, a Itaminas opera duas barragens, a B1 e a B4. A primeira é a estrutura mais a jusante do complexo e tem a função de conter os sedimentos originados das vias de acesso e área de operação da mina, bem como a clarificação final de efluentes e recirculação de água industrial. A segunda consiste numa estrutura que, anteriormente, era utilizada para conter os rejeitos da mineração – as obras de descaracterização estão em andamento, de acordo com a empresa.

Ex-Codemge ocupará cargo do alto escalão na empresa

Outras mudanças estão prestes a acontecer na empresa mineira. O ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, deverá assumir a presidência da mineradora em breve. Para assumir o desafio, ele deixou a estatal no fim do mês de abril, sendo substituído pelo ex-diretor de Gestão de Ativos e Mercado Sérgio Lopes Cabral.

Toscano é bem-visto no meio empresarial. O currículo do futuro executivo da Itaminas ainda inclui o comando do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (ex-Indi, atual Invest Minas) e passagens pelo governo estadual e prefeituras de Belo Horizonte e São Paulo.