Diminuir custos, azeitar processos e mitigar riscos são fatores primários para aumentar a competitividade e lucratividade de qualquer negócio. Em setores de capital intensivo e margens de lucro estreitas essa é uma missão diária. Simulação e modelagem são ferramentas eficientes para a construção do planejamento de um negócio. Na mineração – setor de alto impacto ambiental e social – o uso dos gêmeos virtuais tem contribuído com dados capazes de subsidiar um bom planejamento.

A ferramenta oferece mais do que réplicas digitais. São modelos 3D alimentados por dados que replicam a realidade com precisão científica e são usados para testar e melhorar o desempenho de um ativo virtualmente.

De acordo com o diretor comercial para mineração da Dassault Systèmes na América Latina, Diego de la Barra, os gêmeos virtuais oferecem uma oportunidade única de projetar e visualizar projetos de mineração em um ambiente virtual, permitindo que as partes interessadas avaliem seu impacto na comunidade e no meio ambiente circundante antes de iniciar as operações. Ao simular várias condições e cenários, as empresas de mineração podem otimizar suas operações, reduzir custos e minimizar riscos, enquanto atendem a requisitos técnicos rigorosos.

“A mineração é sempre muito conservadora na opção pela tecnologia e é interessante entender como o setor a incorpora. Somos uma companhia francesa que começou na indústria aeronáutica fazendo simulação e modelagem em 3D. Esse é um setor com alto grau de exigência especialmente no que diz respeito à segurança. Isso nos deu segurança para entrar em setores como a mineração, fortemente regulados e observados pela sociedade civil. Os gêmeos virtuais são capazes de simular os processos no ambiente virtual. E, com os modelos, é possível fazer planejamentos para diferentes prazos e estabelecer opções de acordo com as variáveis”, explica de la Barra.

A implementação de padrões robustos de governança ambiental, social e corporativa (ESG), bem como o engajamento em um diálogo significativo com as comunidades locais para garantir que suas necessidades e preocupações sejam atendidas tem sido cada vez mais cobrada do setor de mineração pelos diferentes stakeholders.

Tudo isso acontece em um cenário em que a demanda pelos chamados minerais críticos, essenciais à transição energética rumo a uma economia descarbonizada, é crescente. Conforme a International Energy Agency (IEA), esse aumento deve passar de 40% para o cobre e elementos de terras raras, alcançar entre 60% e 70% para o níquel e o cobalto, e chegar a quase 90% para o lítio. Somam-se a eles outras substâncias como, por exemplo, o minério de ferro usado nas infraestruturas e produtos como o carro elétrico, que consome seis vezes mais ferro do que o atual modelo a combustão.

“É claro que a mineração gera um impacto grande sobre a natureza e a comunidade, mas paradoxalmente, a única forma de eletrificarmos a economia e barrar as emissões de carbono é pela mineração. As mineradoras têm que aumentar a produção ao mesmo tempo em que os depósitos estão ficando mais profundos e o teor mineral menor, sem deixar de ser sustentáveis, ou seja, socioambientalmente responsáveis e garantindo rentabilidade aos acionistas. Usar gêmeos virtuais e outras ferramentas de inteligência artificial pode dar maior segurança aos investidores. Gerando um negócio mais seguro, a tecnologia permite que mais players participem do mercado e dissemina a adoção de boas práticas”, destaca.

Outra vantagem do uso dos gêmeos virtuais na mineração, segundo o especialista, não tem a ver com a operação em si, mas com a atração e retenção de mão de obra. As gerações nativas digitais resistem a trabalhar longe dos centros urbanos. Além disso, buscam por empresas e setores com boa reputação.

“Os gêmeos virtuais permitem que parte do trabalho possa ser feito remotamente, sem a necessidade de que o profissional fique o tempo todo na mina. Essa é também uma tecnologia que permite que os resultados sejam compartilhados em uma plataforma, acelerando a geração de conhecimento entre os participantes. Isso é muito importante porque os problemas da mineração são muito parecidos no mundo inteiro e as soluções podem ser aceleradas por esse compartilhamento. E, por fim, as novas tecnologias ajudam a aumentar a percepção da população em geral, especialmente dos jovens, que a mineração é um setor moderno e que usa as ferramentas digitais para ser sustentável”, afirma diretor comercial para mineração da Dassault Systèmes.

 

 

 

Fonte: diário do Comércio.

Write A Comment