Com uma nova modelagem que atende às solicitações do mercado, a concessão do trecho da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, está atraindo interessados. E o interesse não se restringe às companhias que, habitualmente, participam dos leilões, mas vem também de novas empresas, o que pode significar uma disputa acirrada no leilão da rodovia.

As informações são do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio. “Temos conversado muito com o setor privado. Neste mês de agosto, vamos dedicar bastante para ver, mas temos percebido que há interessados sim, inclusive, novos players”, afirmou Sampaio em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (29). Ele é o relator do projeto de concessão.

Presente no evento de apresentação às instituições mineiras sobre os detalhes da concessão do trecho da BR-040, entre a Capital e Juiz de Fora, na Zona da Mata, arrematado pelo Grupo EPR, Sampaio destacou que tem visto novos entrantes participando dos certames. Segundo ele, este poderá ser o caso da própria BR-381. Ele lembrou que isso aconteceu no leilão da BR-040. Na época, a concorrência teve quatro interessados, o maior número para leilões de rodovias desde 2018.

Alterações no edital de concessão da BR-381

Otimista para a nova tentativa de conceder a BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, após fracassos anteriores – incluindo o de novembro do ano passado, quando o leilão teve que ser cancelado por falta de interessados –, o diretor da ANTT, Guilherme Sampaio, atribuiu a confiança às alterações do edital.

Segundo ele, houve um trabalho integrado entre a ANTT e o Tribunal de Contas da União (TCU) para aperfeiçoá-lo, trazendo mudanças, por exemplo, no compartilhamento de riscos geológicos e de demanda.

Sampaio também pontuou que o governo federal se comprometeu a executar as obras de duplicação de parte da BR-381, de Belo Horizonte até Caeté, na região metropolitana, e lidar com o reassentamento das famílias, retirando um grande risco do projeto. Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na Capital e reiterou a promessa de assumir as intervenções.

Competição no certame da BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina

Além do leilão da BR-381, marcado para o dia 29 de agosto, o certame da BR-040, no trecho de Belo Horizonte a Cristalina (Goiás), previsto para 26 de setembro, também promete ser disputado.

Conforme o representante da ANTT, a concorrência pela concessão deste segmento da estrada será ainda superior à que ocorreu pela faixa da BR-040 entre a capital mineira e o município de Juiz de Fora.

De acordo com Sampaio, o projeto é atraente porque não tem riscos com grandes intervenções, tem várias duplicações já realizadas e diversas licenças emitidas. “Temos a convicção que bons projetos, boas modelagens, uma agência reguladora que realmente fiscaliza e faz gestão de forma conjunta vai trazer, sim, a atratividade de interessados”, enfatizou.

 

 

Fonte: Diário do Comércio.

 

Write A Comment